Discrasias Plasmáticas

Discrasias Plasmáticas são tipos de câncer que afetam os plasmócitos, afetando a medula óssea o sistema sanguíneo do paciente.

O que são as Discrasias Plasmáticas?

Discrasias Plasmáticas é o nome dado aos tipos de câncer que se desenvolvem nas células plasmáticas (plasmócitos) do paciente. Estas células são as responsáveis pela produção dos anticorpos do organismo humano. A anomalia surge quando um novo plasmócito não produz imunoglobulina (proteína benéfica de ação imunológica) e, sim, passa a produzir a proteína M (proteína monoclonal), impactando no sistema imunológico do paciente.

Sintomas das Discrasias Plasmáticas

Alguns pacientes acometidos pelas Discrasias Plasmáticas podem passar um bom tempo assintomáticos, porém alguns sintomas aparecem após a fase inicial da doença, como:

Sede excessiva

Perda de apetite e peso

Fraqueza e fadiga

Dores nos ossos e fraturas espontâneas

Anemia e palidez

Como é feito o diagnóstico das Discrasias Plasmáticas

Para o diagnóstico das Discrasias Plasmáticas são necessários exames específicos que serão solicitados pelo médico, como:

Hemograma completo (HC)

Eletroforese de proteínas

Imunofixação da proteína (sangue e urina)

Mielograma

Biópsia

Discrasias Plasmáticas no Brasil

Mesmo sabendo que as Discrasias Plasmáticas são mais comuns em pessoas acima dos 50 anos, mas que também pode ser diagnosticado em jovens, o INCA (Instituto Nacional do Câncer) não dispõe de informações estatísticas sobre a doença. De acordo com dados internacionais a doença acomete no mundo 4 a cada 100 mil pessoas.

MAPPA e as Discrasias Plasmáticas

As Discrasias Plasmáticas estão disponíveis no MAPPA com seus guidelines internacionais e estudos clínicos atualizados, além de contar base histórica de dados e informações de pacientes brasileiros.

Dentro da plataforma o médico é apoiado desde a inserção dos primeiros laudos de avaliação clínica e laboratorial para um diagnóstico assertivo. Classificação do nível de estadiamento, opções de condutas terapêuticas e análise completa da evolução do tratamento são ferramentas indispensáveis para conduzir o paciente aos melhores resultados clínicos possíveis.

Saiba mais: Conheça todos os módulos disponíveis no MAPPA.

Peça uma demonstração

Veja o MAPPA na prática e como nossa plataforma de medicina de precisão pode fazer toda diferença no diagnóstico e tratamento de seus pacientes.