Medicina de Precisão
A Medicina de Precisão alia dados e informações para diagnósticos e tratamentos individualizados, resultando em padrões seguros para a máxima eficiência nos resultados clínicos do paciente.
O que é medicina de precisão?
Medicina de precisão é uma abordagem médica que utiliza informações biológicas do paciente para customizar o tratamento, levando a maior eficácia e menos efeitos colaterais. A medicina de precisão exige a integração de uma grande quantidade de dados para a tomada de decisão sobre a melhor conduta para cada paciente.
Como a medicina de precisão funciona na prática?
Após o diagnóstico histológico é necessária uma investigação aprofundada através de exames laboratoriais específicos, que normalmente avaliam as características genéticas do paciente e do tumor. Além disso, exames de imagem também são utilizados para definir o estadiamento de cada paciente. A terapia e o acompanhamento são então definidos com base na avaliação clínica e nas informações fornecidas por estes exames. Isso significa que pacientes com um mesmo diagnóstico, câncer de pulmão por exemplo, devem ser tratados com terapias diferentes a depender dos resultados dos exames.
Como o Mappa viabiliza a prática da medicina de precisão?
O Mappa, por apresentar módulos específicos por doença, que inclui informações sobre as melhores práticas para diagnóstico, avaliação complementar, estadiamento e estratificação de risco, auxilia o médico na classificação das doenças, na escolha e interpretação dos exames, para definir a melhor estratégia terapêutica e o seguimento do paciente. Além disso, toda a informação relevante para cada doença fica armazenada de forma estruturada para que cada médico tenha acesso à evolução e à jornada de seus pacientes, e assim possa tomar as melhores decisões durante o tratamento.