Leucemia Linfoide Crônica (LLC)

A Leucemia Linfoide Crônica, também conhecida como LLC, Leucemia Linfocítica Crônica, é responsável por 25% dos novos casos de leucemia.

O que é Leucemia Linfoide Crônica?

A Leucemia Linfoide Crônica (LCC) é um câncer do hematopoiético (câncer dos linfócitos) e se caracteriza pelo aumento do número de linfócitos, tipo celular dos glóbulos brancos. Os linfócitos da Leucemia Linfoide Crônica são idênticos e patológicos.

Mesmo não sando possível identificar as possíveis causas da Leucemia Linfoide Crônica, sabe-se que não se trata de uma doença hereditária ou transmissível de uma pessoa para outra.

Sintomas da Leucemia Linfoide Crônica

Um paciente acometido pela LCC pode demorar anos até identificar alguns sintomas. Entre os mais conhecidos estão:

Anemia caracterizada por cansaço excessivo, fraqueza, palidez e taquicardia

Plaquetopenia, que são sangramentos mucosos e cutâneos

Dor óssea

Alguns pacientes apresentam irritabilidade e quadros febris

Como é feito o diagnóstico da Leucemia Linfoide Crônica

Quando o médico suspeita de Leucemia Linfoide Crônica, são solicitados alguns exames laboratoriais, como:

Hemograma

Imunofenotipagem

Cariótipo

FISH

Após o diagnóstico confirmado, é comum que seja solicitado ao paciente um exame de Genética Molecular, ideal para prognósticos e auxílio na seleção do melhor caminho terapêutico.

Leucemia Linfoide Crônica no Brasil

Com maior incidência em idosos a partir dos 70 anos, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que anualmente mais de 10 mil novos casos de Leucemia sejam registrados no Brasil, sendo a LCC responsável por 25% desse total.

MAPPA e a Leucemia Linfoide Crônica

A Leucemia Linfoide Crônica está disponível no MAPPA com seus guidelines internacionais e estudos clínicos atualizados, além de contar base histórica de dados e informações de pacientes brasileiros.

Dentro da plataforma o médico é apoiado desde a inserção dos primeiros laudos de avaliação clínica e laboratorial para um diagnóstico assertivo. Classificação do nível de estadiamento, opções de condutas terapêuticas e análise completa da evolução do tratamento são ferramentas indispensáveis para conduzir o paciente aos melhores resultados clínicos possíveis.

Saiba mais: Conheça todos os módulos disponíveis no MAPPA.

Peça uma demonstração

Veja o MAPPA na prática e como nossa plataforma de medicina de precisão pode fazer toda diferença no diagnóstico e tratamento de seus pacientes.